domingo, 29 de setembro de 2013

Para Minha Amiga!


     Essa semana a irmã de uma grande amiga de infância veio a óbito em um terrível acidente de moto. Imaginei a dor imensurável e profunda que ela estava sentindo. Por coincidência, no dia seguinte abro meu livro da fabulosa Marta Medeiros "A Graça da Coisa" e me deparo com a crônica  "Apegos".
    Estava mexida com o acontecimento, e me questionando qual a melhor maneira de agir nesse momento de tanto sofrimento. Não sabia quais palavras usaria quando encontrasse minha grande amiga e se a encontrasse, pois estava com febre e bastante gripada. Não encontrei palavras certas. Ao menos um: Aguente firme, Tudo passa!
   Queria fazer mais por ela, mas nada podia fazer, não posso tirar a dor dela. Então caro leitor, pensei o quanto a palavra "desapego" é utilizada nas redes sociais, quando as pessoas se referem a relacionamentos amorosos, no entanto, esse desapego foi pensado por mim para tentar não absorver a dor da minha amiga, talvez desse modo pudesse ajudá-la mais. Na crônica da Marta Medeiros ela coloca o apego da seguinte forma: " Dizem alguns filósofos: o apego é a causa de todas as nossas dores emocionais. Concordo, mas faço ressalvas. O apego também provoca inúmeras alegrias e satisfações. Não faz sentido evitar filhos, paixões e amizades a fim de se proteger de tristezas, preocupações e frustrações. Passar uma vida inteira desapegada das pessoas seria entregar-se ao vazio existencial - e nunca ouvi dizer que isso gerasse bem-estar. Desapegar-se em troca de paz é uma falácia, só demonstra covardia de viver", fabuloso!
   Então percebi que isso apenas demonstra o fato de estarmos vivas, vamos nos apegar e sofrer juntas, faz parte!


5 comentários:

  1. Desapegar-se das pessoas não significa evitar filhos, paixões e amizades.
    Desapegar-se significa entegar-se de corpo e alma a tudo isso, mas sem esperar nada em troca! ;)
    Evitar as coisas é covardia.
    Desapegar-se delas é vivê-las em plenitude!

    ResponderExcluir
  2. Milena, apego faz bem mulher...eu não conhecia a menina...mas aqui no bairro foi uma comoção...muito triste! Nunca sei lhe dar nesses momentos tb, só consigo abraçar...acho que expressa tudo né?? Não gosto de ficar falando meus pêsames e blá blá blá! Muito legal seu cantinho...sempre que puder vou ler...beijos
    Joice e Murilinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oww Joice, é verdade!
      bjoo e bjinho nesse brigadeirinho lindo!

      Excluir
  3. Amiga, obrigada por todo seu carinho e apoio! Não sabes como foi BOM te ver, sentir o teu abraço e saber que estava comigo. "Em todo tempo AMA o amigo, mas na angustia SE FAZ IRMÃO". É assim que te sinto! Obrigada. Você é mais que ESPECIAL! Estou me recuperando muito bem! A saudade tá cada vez maioooor... mas sinto uma FORÇA que me levanta por dentro! Jesus jamais me abandonaria. E vc? Tem sido um consolo para mim! Te amo! Sua bolinho (sempre&sempre)

    ResponderExcluir
  4. Ow Bolinho, eu não fiz absolutamente nada,gostaria tanto de ter ficado mais ao seu lado!
    Mas espero que a dor amenize cada vez mais, e se transforme apenas em saudade!
    um abraço do tamanho do mundo!

    ResponderExcluir