sábado, 14 de novembro de 2015

Dói e pronto!

Enxaqueca dói. Unha encravada dói. Perna quebrada dói. Câncer dói. Depressão dói. Gastrite dói. Crueldade dói. Acidente dói. Fatalidade dói. Tragédia é tragédia em qualquer lugar. A “dor dói” não importa o julgamento das pessoas, porque só quem sente sabe. Não existe dor pequena ou dor grande! Dói e pronto!
            Você liga a televisão e se depara com o horror em Paris, e aqui em Minas também. O que você pode fazer pra ajudar? Ou melhor, o que você pode não fazer e que vai ajudar muito?
            Depois das últimas noticias me deparei com uma enxurrada de debates nas redes sociais mais ou menos nesse nível: “Qual a maior tragédia?” Brasil ou França?” “qual a que mais te tocou?”,  percebi que talvez tenhamos chegado realmente no “fim dos tempos” com essas comparações esdrúxulas.
            Sei que a mídia é manipulada e enfatiza o que convém, mas nada justifica as reações extremamente intolerantes em relação a essas tragédias! Se o mundo está como está é justamente por intolerância, por esse ciclo vicioso de sempre responder um mal com outro pior.
            Vamos focar no que pode ser feito para aliviar essa onda de pessimismo que nos assola. E parar de proliferar esse ódio doentio nas redes sociais, Por favor gente! Chega de agressões inúteis. O que estiver ao nosso alcance para evitar situações ainda piores, faremos. Mas com calma, sem essa passionalidade excessiva que destrói tantas amizades.
            Só posso e quero crer que toda crise, toda dor é sinal de mudança. Que as coisas estão críticas para encontrarmos situações de resolução de todos esses conflitos, e quando enfim encontrarmos iremos saber conviver com o próximo e o planeta se transformará em um lugar melhor. Estamos muito doentes, as pessoas são descartáveis. A morte, a violência banalizou. Então, vamos tentar não piorar as coisas, menos ódio e mais muito mais amor, sempre! 
            As opiniões contrárias são importantes para nosso aprendizado e crescimento, eu mesma escrevo sem conhecimento de causa, apenas com o sentimento que carrego comigo agora, nesse momento. Não tenho dimensão alguma se algo afetará e como tocará alguém. Às vezes pecamos nos argumentos por falta de conhecimento, por ignorância. Então, vamos ter paciência e dosar nossos sentimentos pra evitar a contaminação geral dessa raiva desmedida.

            Tragédia é tragédia. Dor é dor. Brasil, França, estamos todos de luto. 
Milena Macena
             
             Ilustração maravilhosa: Felipe guga

                      

Um comentário: