quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Relacionamento

A necessidade de criar vínculos estabelece laços verdadeiros, algumas vezes transitórios e poucos para vida inteira. Mas todos sem dúvida importante para nossa construção.
            Somos unidos por afinidade, amor e vontade, mas nem sempre basta um sentimento para manter um relacionamento. Porque convivência exige paciência, compreensão e tolerância, mas acima de tudo amor próprio e autoconhecimento, caso contrário será uma dor de cabeça interminável.
            Geralmente as características e motivações que nos fazem iniciar uma relação são as mesmas que colocam um ponto final. As diferenças se tornam mais acentuadas, as semelhanças mais cômodas e se não houver equilíbrio tudo terminará da pior maneira possível. Dessa forma, conservar a serenidade e encontrar o meio termo é essencial e o mais difícil também.
            Buscar o entendimento é extremamente difícil num mundo de facilidades, em que o autoconhecimento nem sempre é adquirido e sim impostos como personagens. Não há como exigir do outro o que não é compreendido em si mesmo. Aliás, exigência é algo que jamais poderá utilizar com ninguém, apenas com você mesmo. Pode solicitar, pedir, sem jamais exigir, ninguém é obrigado a compactuar com suas ideias e valores.
            Mesmo assim você irá tentar, arriscar até cansar para que dê certo, então o desgaste se instalará e tudo terminará.
            E o que fazer com todas as recordações?
            Talvez elas se dissipem rápido ou se transformem, de qualquer maneira qualquer sentimento se modificará com o passar do tempo, porque quase nada é para sempre mesmo.
            Então todos os sonhos e planos talvez não sejam mais concretizados, ou pelo menos não com aquela pessoa. Vocês fizeram suas escolhas, decidiram seguir caminhos diferentes, agora necessitam arcar com as consequências.
            No fim da relação não importa quem estará na vida da outra pessoa agora, a constatação dolorosa é que não será você. Não será você que chorará ou sorrirá ao lado dele(a), outra pessoa te substituirá. Porque quase ninguém é insubstituível, quase ninguém.
            Mas isso tudo você quem escolheu de acordo com as circunstâncias que a vida ofereceu.

 Milena Macena do Espírito Santo
      

2 comentários: