segunda-feira, 10 de março de 2014

Alienação Religiosa

Algumas pessoas têm a necessidade de pregar a palavra de Deus, levá-las para que todos a conheçam para que assim encontrem a verdadeira salvação.
            Compreendo e acho um ato de desprendimento e bondade, afinal o que essas pessoas querem na verdade é te ajudar a encontrar sentido e salvação para sua alma. Mas, o que ocorre é que nem sempre o próximo está de “espírito aberto” para te ouvir e talvez ele tenha o momento dele, quando ele realmente quiser irá procurar a pessoa ou a religião a seu gosto para se dedicar.
            Não adianta impor palavras, isso além de ser chato é inconveniente. Não há superioridade em religiões, se assim o fosse estaríamos perdidos. A linha que separa o “bom senso” da alienação é extremamente tênue e todos nós estamos sujeitos a ultrapassar, seja para o lado racional e cético ou para a religiosidade excessiva.
            Não brigue comigo por que eu te pedi para procurar um médico. Entendo a sua crença, mas já pensou se Deus quer que você procure? Não vai esperar cair do céu né verdade? Não se cuidar é suicídio e não amor a Deus. Para mim Deus é amor a você mesmo, você é a criatura e ele é o criador.
            Você não é melhor que eu porque frequenta a igreja, mas eu também não sou melhor que você em nada.
            Não insista! Não irei frequentar a sua religião, agradeço a preocupação. Tenho as minhas crenças, quando estiver preparada escolherei ou não a religião que mais se adapta a minha visão de mundo.
            Não me pare no ônibus e não me chame de pessoa sem fé por não querer discutir com você. Você não sabe absolutamente nada sobre mim.
            Quando você persistir para eu frequentar a sua igreja saiba que estará falando sozinha. Quando eu quiser irei procurar. Sei que faz isso de coração, mas também quero ser respeitada.
            Nosso Deus é um só, no entanto, temos pontos de vista diferentes sobre ele. Não acredito num Deus de imposições e castigos e sim em um Deus de amor e luz repleto de mistério, em que todos carregam um pouquinho dele, a diferença é que uns o alimentam mais que outros. Isso não há nada de errado, é simplesmente tempo! Tempo de saber a hora certa de procurá-lo, e o tempo certo é o de cada um, sem receitas.
            Não gostaria que fosse forçado a gostar de mim, porque então pensar que ele gostaria disso?
            Posso não saber rezar e fazer prece, mas converso do meu jeito, e ninguém me diga que está errado. Pois, acho que ele sabe mesmo tudo o que se passa dentro de você, se é verdade ou não só ele quem sabe, mas ninguém. 
            O questiono demais e não sinto medo por isso, questionar muitas vezes se assemelha a julgar, mas é diferente. Você tem todo direito de se revoltar, afinal é difícil de entender certas coisas, mas questione a reposta vai aparecer... cedo ou tarde.
            Questione sempre para não se deixar alienar.

 Milena Macena do Espírito Santo.
   

6 comentários:

  1. Utilizou muito bem as palavras, texto muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me de quando entrei pela primeira vez numa igreja, fomos eu e minha mãe, não lembro a idade, mas lembro de que eu era apenas uma criança, na verdade, nem entendia a razão de eu estar ali. Naquele momento eu me sentir diferente das outras pessoas que ali estavam me sentir um pássaro fora do ninho... Eu via todas aquelas pessoas com expressões de emoção, pareciam apreciar muito alguma coisa, e eu ali sem sentir nada, por isso, na inocência de uma criança me sentir diferente, um estranho. Hoje, já adulto, aceito a ideia de que muitos adotaram a religião como intermediadora entre o homem e Deus, quando essa intermediação é feita com verdade, me refiro dessa maneira pelo fato da religião ter se tornado um comércio impiedoso e milionário nas mãos dos lobos travestidos de cordeiros, grandes lideres que enriquecem e constroem grandes impérios a custa da falta de informação alheia, fatos não faltam, basta pesquisar. Um vídeo no youtube me chamou atenção, quando Marcos Fe. afirma que Deus matou Mamonas e John Lennon, por afrontarem a Deus, será mesmo? Afirmação absurda e cheia de ódio! Vejo que esse Pastor não sabe a diferença entre justiça e vingança, deveria tomar mais cuidado com suas torpes palavras. Eles afirmam realizar milagres e curar doenças em nome de Deus, mas eles cobram por isso, será mesmo que Deus se agrada com esse comportamento? Quer uma afronta maior que essa contra Deus? Não existe! Se seguirmos essa lógica absurda e irracional, Deus teria que matá-lo também por tal ofensa. Grandes lideres jamais poderiam ter esse comportamento, pois seus pensamentos e ideias são adotados e seguidos pelos seus fieis que passarão também adiante, criando, na minha opinião, uma geração de falsos moralistas. Na minha opinião ninguém tem privilégios diante de Deus, NINGUÉM tem o direito de julgar o que é certo e o que é errado, somos todos falhos e de nada temos certeza, afirmamos aquilo que achamos e achar não significa ter certeza. Somos seres em construção, estamos todos aqui na terra passando por um processo de aprendizagem, onde nossos pontos de vista e nossas opiniões podem mudar diante daquilo que absorvemos, então, não absorva uma informação qualquer. Deus pode não amar nossas atitudes, mas ele nos ama! Ama o John, o Mamonas e também o Marcos Fe.
    Religião e Política são duas instituições bem parecidas: quando se deixar oprimir e alienar o rico fica cada vez mais rico e pobre cada vez mais pobre! kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janilson vc sempre tem opiniões firmes a respeito de muitas coisas! isso é muito interessante, já pensou em criar um blog para expor suas impressões sobre o mundo!
      muito obrigada pelo comentário, sempre me agrega conhecimento!
      Não acredito em religiões, e sim em um Deus de amor e em boas ações!
      abraço!

      Excluir
    2. vc está certíssimo,
      em relação a religião e política devemos ter muito cuidado para não nos deixar envolver ao ponto de cegar.

      Excluir
  3. Já pensei nessa possibilidade, é uma ideia a ser estudada, mas no momento prefiro expor minhas impressões usando sua página, quê por sinal, é de ótima qualidade! Absorvo aqui um bom conhecimento. Acredito num ser superior, um ser de amor incondicional, sem limites e justo, um Deus onipotente. Abraços!


    Assista esse vídeo, Final do filme "Salmo 21".

    http://www.youtube.com/watch?v=7A3ni6jDvZ0

    ResponderExcluir