sexta-feira, 7 de março de 2014

Graças a elas, mulheres

Nossa gramática é masculina. A bíblia se refere à totalidade com o gênero masculino. A imagem do Oscar (isso mesmo, aquela premiação do cinema) é um homem. Melhores do ano, homem. Troféu das escolas de samba: o rei Momo, homem.
         Então minha cara leitora, é evidente que merecemos um dia só nosso. Foram tantas lutas travadas para a conquista da nossa autonomia, tantos desafios e dificuldades. Tanto machismo, tanto preconceito. Chega a soar estranho saber que ainda existe tanta diferenciação nos trabalhos, na educação ou em qualquer âmbito das nossas vidas.
         Mas, graças a tantas mulheres que aceitaram e enfrentaram a luta no passado é que hoje podemos nos expressar, trabalhar e ter nossos direitos reconhecidos. A todas essas mulheres que não abaixaram a cabeça, não se intimidaram é que devemos agradecer a autonomia que temos hoje.
         Em um mundo onde só predomina a figura masculina, surge a imagem da mais bela, delicada e forte mulher. Mulher que trabalha em casa e trabalha fora. Mulher que carrega seu filho no ventre e consegue se dedicar inteiramente a ele e a sua labuta. Mulher é multi. É charme, beleza, cuidado e força, acima de tudo FORÇA (com letra maiúscula).
         Se hoje temos mais liberdade é graças a elas...mulheres! Que mesmo diante de circunstâncias tão adversas conseguiram quebrar protocolos, fazer reconhecer direitos, equilibrar e realizar sonhos e metas. Se temos uma sociedade menos injusta é por causa da Olga Benário, Maria da Penha, da Virgínia Woolf, da Jane Austen, Coco Chanel (tantos outros nomes) e você, minha cara leitora! Que certamente se deixa indignar perante o machismo e se envaidece por ser do mesmo gênero de mulheres tão fabulosas que mudaram a história.
         Feliz Dia da Mulher! você é sublime!

 Milena Macena do Espírito Santo
                  
foto:google images

2 comentários: