domingo, 4 de maio de 2014

Intimidade

Se o silêncio entre duas pessoas permanece sem constrangimento: isso é um excelente sinal de intimidade, ou um péssimo aviso de indiferença, chateação ou tédio (mas isso você certamente observará imediatamente).
         Quando vocês se juntam, as conversas se tornam constantes e prazerosas, as besteiras ditas por ambos são absolutamente naturais, sem formalidades: há uma grande chance de vocês serem íntimos.
         Sente-se a vontade para falar qualquer coisa, não resta dúvida: é intimidade (ou espontaneidade excessiva kkk).
         Intimidade é sentir-se a vontade. Sem protocolos ou timidez. E nem sempre isso é fácil, porque é cumplicidade, é confiança.
         A intimidade ocasionada pela convivência geralmente fortalece uma relação ou acaba de vez com ela. Se já é complicado depararmos com os nossos próprios defeitos, imagine com o próximo. Convivência não é nada fácil, não mesmo. Exige paciência e respeito.
         Mas a cumplicidade sem dúvida é uma virtude. É confiança, companheirismo, apoio e bobagens, sim, muitas bobagens, um monte de besteirol. E tem coisa melhor?
         Ficar sempre na defensiva é muito chato, bom mesmo é falar o que pensa, perguntar o que quer, afinal não é qualquer pessoa que está ao seu lado, é um cúmplice, um amigo, companheiro, ou amor. Muitas vezes, você supera tudo, todos os problemas por conta da intimidade da relação. É difícil e não se encontra toda hora.
         Tem gente que é como se fosse um lar pra gente, e nesses casos vale muito a pena à relação (qualquer tipo de relação), por que é paz, carinho e aconchego. Segurança também, de todas as partes. Você sabe que pode contar, existe reciprocidade. A convivência é tão boa que vale se esforçar para superar todos os problemas.
         Mas quando a confiança é pouca, tudo é insegurança ou irritação. A intimidade deve ser conquistada, por que é convivência e sinceridade. Nada vale mais que a sua paz, né verdade, amigo(a) leitor?
         Não bastam palavras, são necessárias atitudes. E tudo, absolutamente tudo é uma conquista. A conquista da confiança é a mesma da intimidade, da cumplicidade, e da segurança. Não é a toa que você sente-se mais a vontade com um determinado grupo de amigos que outro,  com uma parte da família que outra, porque ali foi trabalhada e conquistada a intimidade. E a consequência de tudo é a suavidade e leveza nos relacionamentos.
Milena Macena do Espírito Santo


 
google images

2 comentários: