domingo, 14 de setembro de 2014

Torcedora do Grêmio,

Te rotularei assim, pois as noticias assim nos chegaram (torcedora do grêmio).
            Me surpreende bastante a repercussão de ódio ao seu redor, e por isso escrevo-te novamente. Fiquei abismada quando atearam fogo na sua casa e mais assustada ainda por saber que você está em cárcere privado, isolada da sociedade como se fosse uma assassina.
            Fico me perguntando quando você poderá sair novamente sem medo, você está sendo massacrada por um erro que cometeu, está pagando caro demais.
             E então me deparo com a seguinte imagem:
  

            Você merece ser condenada por populares? Acho que não né. Somos suficientes racionais para sabermos o que é certo e errado, e justiça não nos cabe aplicá-la com as próprias mãos. Apenas comentar, reivindicar, sem jamais proliferar ódio, porque essa raiva desmedida é um agravante que nem perpassa mais pelo seu comportamento, sua atitude foi apenas uma “desculpa” pra galera reacionária e radical entrar em cena.
            Bom, mês passado tive uma discussão com um colega por causa de uma música de reggae que eu já não aguentava mais ouvir. Preconceito meu? Talvez, questão de gosto? Certamente, essa discussão tomou proporção tão grande, que suspeito que no final de tudo nada tinha haver com a música, depois me arrependi também e pedi desculpa. Na faculdade, minha amiga negra disse que jamais se casaria com um branco, preconceito? Talvez Questão de gosto? Certamente. Essa mesma amiga, que provavelmente está lendo esse texto e bastante irritada por se identificar, acabou de casar com um “branco”.  Também recordo quando comentei com ela que achava homens loiros um charme, ela me chamou de racista. Preconceito? Não! Questão de gosto? Com certeza!.
            Essa mesma colega não pensou na nossa amizade, como seria amiga de uma negra caso fosse racista?. Mas tudo bem, independente de qualquer coisa tenho imenso apreço por ela.
            Futebol? É uma loucura, quantas vezes a galera perde a cabeça, xinga o juiz? Milhares!. O esporte desperta uma paixão desenfreada e irracional. Mas as pessoas esquecem isso. Todo mundo já sabe que não foi legal o que você fez, ok! ok! . Não a conheço, não sei nada sobre você, mas sinceramente acho que o futebol subiu sua cabeça, apenas isso. Não acredito que seja racista. E sim PESSOAL! ELA SE ARREPENDEU!. As pessoas se ARREPENDEM, ainda bem né.
            O que quero dizer com tudo isso, é que tanto eu como você (que está lendo agora) fazemos isso o tempo todo. Não, não é para passar a mão na cabeça e fechar os olhos, mas também não é para despejar seu comportamento ainda mais doentio em cima desse equivoco. Pois, no fundo você sabe que isso não é mais uma questão de racismo, é muito além.
            O que todos queremos é uma sociedade justa, sem preconceitos e racismo. Mas TODOS nós somos preconceituosos, seja de forma consciente ou inconsciente, então pare de tanto radicalismo e blablabla. Chega desse discurso hipócrita! Faça você à mudança, e não prolifere mais esse ódio todo. Dessa forma, sem dúvida você será superior. Justiça e vingança são conceitos completamente diferentes.
            Cara torcedora, força para aguentar esse massacre que vai muito além da sua atitude.

Milena Macena do Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário