sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Estrutura X Conteúdo / O Embrulho e o Presente

   Uma estrutura, uma embalagem bonita agrada e muito aos nossos olhos, não podemos negar. Mas o que conquista é o conteúdo, não resta duvida.
   O que brilha, o que é luminoso, criativo, prende o nosso olhar, mas o que nos concentra é a mensagem que transmite e que permanece.
   Gramática, regras da ABNT, acentuação, tudo isso é indispensável na estrutura de um texto. Confesso que sempre detestei tudo isso, na escola o que me salvava em português era a interpretação de texto e literatura, porque se dependesse das orações subordinadas, objeto direto e indireto, transitivo e intransitivo, não sei o que seria de mim. Sempre gostei de conversar com o texto, o que ele tem a me dizer, e não se as palavras utilizam hífen ou não.
    Nunca compreendi essa obsessão pelo perfeito, mas deve ser o máximo ser bom em tudo, eu não sei, sou imperfeita, só imagino.
   Me chama muita atenção o embrulho, deve está impecável, sem amassos, belo e reluzente. E o que tem dentro será que é tudo isso?. Organização é sempre importante, convenhamos, mas perfeccionismo? ...
  A sociedade estabeleceu estereótipos: mulheres magras, homens sarados, não esqueçam: “beleza é fundamental”, a estrutura é essa. Você não se enquadra? Não tem problema, quanta pressão! Não precisa ser perfeito(a), mas precisa ser legal. Ser diferente é bom, tem suas desvantagens, mas ainda prefiro o incomum, o exótico. O igual me cansa, entedia-me, mas o que é diferente me fascina.
   Na vida muitas vezes não importa a imposição “deles”, mas sim o que você pensa e principalmente o que sente em relação a tudo que o cerca. Nada de artificialismo, estrutura e aparência. Seja a essência. O embrulho bonito e o presente legal não precisa ser primoroso, se o embrulho não estiver bom, a presente já é legal mesmo, me conquistou.
Milena M. E. Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário