quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dízimo e ações

Infelizmente as religiões encontram no sentimento de culpa sua principal alavanca para adquirir fiéis e dízimos.
            Critico e sou enfática: suas promessas e autopunições nada adiantarão para conseguir o que quer que seja. É natural nos debatermos diante de escritos complexos e de aparência rudes proferidas como palavras “santas”, no antigo testamento ou onde quer que seja. Ora, são escritos de outra época e organizado por pessoas, assim como eu e você (passíveis de erro).
            Os homens eram outros e para despertar a consciência talvez fosse necessário o uso de parábolas e expressões que remetessem algum tipo de castigo, para dessa forma gerar culpa e o bom servir. O comportamento, a cultura muito se distancia da nossa, contemporânea, talvez por isso algumas interpretações fossem seguidas ao pé da letra.
            Agora que obtivemos o discernimento necessário para distinguir o “bárbaro” do “civilizado” nos cabe questionar frequentemente nossas ações e em especial “as pequenas igrejas e grandes negócios”. Não é doando a metade do seu salário para a igreja que obterá sua paz e muito menos um lugar no “céu”, provavelmente isso nada adianta, desculpa a franqueza.
            Meus amigos ditos “ateus” muitas vezes são mais amorosos que várias beatas. São as ações que contam e não se você está frequentando ou pagando o dízimo. Mas é como sempre digo: essa é apenas a minha opinião, se te faz bem pagar e se contradizer no trato com o próximo, continue, é a sua escolha e consciência.
            A única coisa que realmente importa é não estacionar, seguir adiante no processo evolutivo, tentar ser melhor a cada dia, essa é a verdadeira promessa que deve ser feita com você mesma. Porque não é “negociando” que você alcança sua meta, é agir e sair do lugar comum, olhar a sua volta e prestar atenção.. Se for pra pagar o dízimo, faça algo também que não seja automático, mas que tenha afeto.
 Milena Macena do Espírito Santo

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário