quinta-feira, 5 de junho de 2014

O que é urgente?

Os conceitos variam de pessoa para pessoa. De instituição para instituição.
             De acordo com o dicionário, urgência é: qualidade ou caráter de urgente; pressa; aperto.
            Urgente, também conforme o dicionário é aquilo: que não pode ser adiado ou retardado; que urge.
            Uma dor é urgente.
            Um choro é urgente.
            Um desespero é urgente.
            Uma angústia é urgente.
            Uma ansiedade é urgente.
            Uma febre é urgente
            Uma pancada também.
            Uma cirurgia, super urgente.
            Qualquer doença? Mega super ultra urgente.
            Tudo isso nos causa aperto, e nada deve ser adiado, pois há pressa para que os sofrimentos sejam amenizados. Concordam comigo?
            Então pelo meu “aperto” estive ontem no hospital de urgência particular aqui de Aracaju. Embora não possa parecer, mas é particular e muito premiado.

            Minha enxaqueca estava terrível, minha visão turvada e não me aguentava de tanta náusea. Tinha pressa para a dor ser amenizada, já que em casa com meus analgésicos nada surtia efeito.


Mas assim como eu, encontravam-se outras pessoas enfermas. E em situações muito piores. Já que dor...ah! dor passa! Você aguenta! Você suporta!
            Entreguei meus documentos à moça na recepção e disse o que estava sentindo.
            Olhei a minha volta e havia muitas crianças, acho que deve ter tido algum surto de virose, pois nunca vi tantas crianças doentinhas em um só dia. As crianças foram atendidas.
            Uma moça chegou com dor (depois de mim), foi atendida também. Pela cara dela, até eu fiquei com pena e nem fui reclamar.
            Só que mais crianças chegaram, e passaram na minha frente. Ora são crianças!
            Um senhor amparado foi direto para sala de triagem. Agradeci por ter apenas enxaqueca! 
          Um rapaz adentra a urgência, com cara de top model, super lindo. Mas ele está com dor, passa na minha frente.
            Peraí, porque a dor dele é maior que a minha? Quem está em mim?  Palhaçada, pensei.

- Moça, as pessoas estão passando na minha frente! Quanto ainda falta pra vcs me atenderem, tá doendo!! (comentei)
            - Olha...eu não tenho nada haver com isso, é com a triagem. Mas você será a próxima a passar pela triagem.  (ela responde) [ detalhe nem pela triagem tinha passado ainda]
            Sem nem saber a intensidade da minha dor, já sou passada para trás por que estou APENAS com enxaqueca.
            Volto a me sentar. Fazia uma hora que estava sentada, esperando, esperando.
            De repente entra um senhor e escuto a conversa dele com uma enfermeira.
            Ele parecia ansioso.

              Começa uma leve discussão.
            Ele queria ser consultado para conseguir uma receita de remédio controlado, pois a médica dele viajou e o deixou na mão. Refleti sobre o caso. Os médicos tem vida própria, não podem está à disposição 24h para o paciente. Mas, uma vez responsáveis, devem se comprometer. Especialmente num caso como esse. Vai viajar? deixa as receitas.
            A enfermeira afirmava: - Senhor isso não é urgência! Aqui ninguém passa remédio controlado!
            Ele , angustiado, retrucava: - Mas é urgência! Você tá dizendo que não é?! Como é que eu fico nessa? Estou 5 dias sem tomar medicação, passo mal! Preciso de receita!
            - Não é urgente isso!
            - Mas acontece que fui em outro hospital da outra vez e consegui!
            - Então vá nesse hospital, porque é proibido. Mas se o senhor conseguiu, e então volte lá! Porque aqui não!
            A enfermeira volta pra lista de triagem, e eu entro em cena. Claro
            - Moço, não diga que o senhor quer receita! Ninguém vai deixá-lo entrar, simplesmente pegue uma consulta aqui na urgência. 
A enfermeira pelo visto não se concentrou na lista e aumentou o tom da voz para mim:
            - Olha aqui, ele não vai entrar porque não é urgência e nenhum médico receita remédio controlado!
            - Ah, mas se ele estiver em uma crise?! Ele vai ser consultado, toma o remédio aqui então!
            - Não pode, não pode!
            Ele, cada vez mais ansioso. Afirmava: - é urgente, eu preciso do remédio!
            A enfermeira sai.
            Ele senta ao meu lado.
            - Olha, o senhor vai à outra urgência e pede para ser consultado, já que está ansioso, se não passar receita, supre sua necessidade da medicação no próprio hospital. É uma necessidade sua. (falei)
E eu, fui passada pra trás mais uma vez. Fui reclamar: - Senhora o que está acontecendo? Vai fazer 2h que estou esperando e nem passei pela triagem ainda!
            - É que tem muitas crianças hoje!
            - Mas elas vão ao pediatra, eu vou ao clínico!
            - A próxima é você
            A enfermeira me chama e pergunta:
            - o que você tem?
            - Enxaqueca!
            - vomitou? Teve febre? Dor no corpo?
            - Não! Enxaqueca, muito forte!
            - ah é enxaqueca?
            - É enxaqueca!
            - Aguarde que jájá fazem sua fichinha.
            Tic Tac. Tic Tac.

O rapaz com cara de modelo foi atendido, a moça com dor foi atendida e eu lá, duas horas.
            - Moça qual o problema?! Todo mundo que chegou depois de mim passou na minha frente!!
            - Olha, sinto muito, você já passou pela triagem?
            - Já!
            - Então espere! Tem outros casos mais importantes! Mas vou procurar seu nome! Não está aqui não, a enfermeira não colocou seu nome, e ela já foi embora!
            - Como é que é?!! Eu estou com dor minha senhora!
            - Tem que passar pela triagem de novo!
            Minha mãe, bastante irritada diz: - Vamos tratar a dor de cabeça como os índios! É chá! 

        
  (Nada contra os índios, mas prefiro remédios alopáticos)
Saio da urgência sem ser atendida. Depois de mais de duas horas de espera.
            Chego em casa, coloco gelo e torço pra dor diminuir.
            Por que da minha dor só quem sabe sou eu. Da minha urgência e necessidade.
            Põe mais médicos! Mais enfermeiros!
           Se existe algo que me deixa com “sangue nos olhos” é a situação caótica da saúde em nosso país. Eu estava em um hospital particular e nem fui atendida.
       Imaginem quantas pessoas morrem nos leitos dos hospitais públicos do nosso país. Não existem condições dos médicos atenderem o paciente sem o mínimo de infraestrutura. Falta medicação, falta espaço,  falta tudo!
            Urgência é a sua dor! É o seu sofrimento! Seja ele qual for! De uma unha encravada até um cálculo renal! Você deve e precisa ser atendida!
            Mas Urgente mesmo...é a situação da saúde no Brasil! 
Milena Macena do Espírito Santo

Um comentário: