quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dificuldade em elogiar

        Conheço muita gente “insossa” que parece não encontrar beleza alguma na vida. Sempre fico na expectativa tentando desvendar o que se passa na cabeça delas. Quando sairá um elogio? Mas será que ela(e) sabe o que é isso? O que causa satisfação e alegria para essas pessoas? Será mesmo que não enxergam nada belo?
            Eis que sai um elogio, um tanto desajeitado que mais parece uma crítica que qualquer outra coisa, mas é um elogio. Caramba! Até pra elogiar tem que criticar! Se você for boa em observação, mas for boa mesmo, vai sacar uma perolazinha no final do discurso, preste atenção cara leitora:
            - Passei 10 horas viajando pra chegar naquele fim de mundo, mas até que deu para o gasto.
            - É pequeno o local né? A localização é mais ou menos, mas até que não é tão ruim assim.
       - Não entendi o motivo daquele alvoroço, todo mundo elogiando, eu hein!, só porque ele é um pouquinho fotogênico.
            E aí, gostou do passeio?
            - É ...
            - É o que?! Gostou? Não gostou? Gostou mais ou menos?
            - É até que foi legalzinho
            Minha nossa senhora do perpetuo socorro! Mas será possível uma coisa dessa!
         Fique muito feliz! É um baita de um elogio esse “legalzinho”. Tenho uma coleção de amigos(as) e familiares assim, e olha...se sorrir fico extremamente satisfeita, acreditem!
          Mas o que acontece? Que dificuldade é essa? É orgulho? Timidez? Inveja? Pessimismo? Indiferença?
         É um tanto complicado escrever sobre algo que não dominamos, até porque não existe uma alternativa, uma explicação, e sim várias. Vamos às hipóteses:
·    - > Provavelmente foram criadas de forma tão severa que nunca conheceram um elogio, ficam sem jeito quando gostam de algo e não conseguem externar. Não foi aprendido. (ah! Mas a irmã foi criada da mesma forma e ela elogia tudo! Bom pra ela, ninguém nasce com o mesmo temperamento né verdade? E espero que seja sincero esse “tudo”).
·      - >  Acham-se superiores e todo o resto é um nada perto deles.
·    - >  Consideram-se inferiores, não sabem conviver com esse sentimento e sentem-se mal por te achar tão bom e ele tão ruim.
·    - >  Sentem inveja. Afinal “ninguém odeia o fraco e nem inveja o feio”. Sinta-se feliz! Alguém gosta tanto que só  te critica, vai por mim... no fundo é pura admiração.
·  - > São pessoas orgulhosas, não gostam de elogiar e pronto! Simplesmente não transmitem sentimentos, pois não acham necessário, não gostam de se expor.
·  - > São indiferentes. (aí não tem jeito, não gosta e nem “desgosta” de nada mesmo)

         É complicado, não sabemos se estão à vontade ou não com alguma situação, as respostas são vagas e sem emoção. Mas continue na luta Amigo! Você vai consegui abrir uma brechinha de luz na vida dela(e).
       Ah, mas, por favor, hein, nada de elogios falsos e carregados de ironias. É melhor ficar calado mesmo. Outra coisa, não dependa deles, basta você saber o que é bom para você e pronto, já está bom demais! o que vier é lucro e alegria! O problema nem sempre é você, e sim uma dificuldade do próximo, ok?! ;)
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário