segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Casinhas de Periferia

   Vim da periferia e te digo: melhor lugar não há. Todos os dias, durante a minha maravilhosa infância minhas amigas estavam sempre lá.

   Brincadeiras, cantoria e muita conversa fiada. De lá não queria me separar.

   Mas há quem não gostasse e dissesse lá não é um bom lugar. Me irritava e esbravejava: só sabe quem passou por lá!

   Durante 15 anos da minha vida cresci no melhor lugar. Conheci pessoas incríveis das quais nunca quero me separar. Todas as tardes, após terminar o dever de casa ia para a rua brincar.

  Claro que haviam pessoas que usavam a desonestidade para viver e drogas para se maltratar. No entanto, convivíamos pacificamente, com respeito mútuo para assim a paz reinar.

  As pessoas são as mais cheias de solidariedade que já vi. Um amor e compaixão que brotam do coração.

  Alguém morreu ou adoeceu? as vizinhas estavam sempre lá, para prestar apoio e cuidar.

  Feriados e datas comemorativas, o lugar certo é lá. A rua se transformava num grande arraiá.

  Tinha milho, pipoca e fogueira. O som tocava a semana inteira.

  Não tenho dúvidas que o meu lugar é lá.


Milena Macena do Espírito Santo

5 comentários:

  1. Nasci e cresci dentro de uma Comunidade muito simples na cidade de Salvador, morei lá por aproximadamente uns vinte anos da minha vida, e somente que vem de lá sabe o real valor que tem aquelas pessoas simples e humildes. Lá criei minhas raízes, fiz minha história, tenho minhas melhores recordações, conquistei eternos amigos e é de lá que tenho saudades. Lugar que todos se conhecem pelo nome, tempos de festa todos se reúnem, na dificuldade muitos se aproximam de você mesmo sabendo que você não tem como pagar. Lá eu conheci pessoas de pouco preço e um imenso valor! Valor que dinheiro nenhum pode pagar. É um sentimento que não tem como explicar direito, somente convivendo na prática para entender. Um grande abraço para todos eles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bonito!
      Nessas comunidades existe a solidariedade, o que muitas vezes é esquecido em certos lugares. Especialmente nos condomínios onde as pessoas mal se falam e mal criam vínculos!
      um abraço!
      lindas as suas palavras!

      Excluir
  2. Muito obrigado! Seus textos são sempre cheios de conteúdos e criativos. É sempre muito bom poder compartilhar nossas ideias, pensamentos e nossas experiências. Um abraço!

    ResponderExcluir