sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Comemorações, lembranças e brinquedos

  Meu brinquedo favorito nunca foi a boneca, nem os ursos, muito menos a vassourinha, a mesinha de passar ferro ou a linda cozinha em miniatura (não mesmo).  Meu brinquedo favorito sempre foi a bola, adorava brincar de queimado na rua, e sinto pelas crianças de hoje que insistem nos brinquedos eletrônicos. 
  Agora a pouco estava no comércio, numa loja em uma fila gigantesca para comprar o presente de 1 aninho da filha de uma grande amiga minha.Estava chovendo muito, não esperava que estivesse tão cheio, praticamente tive que agarrar o brinquedo em minhas mãos para que ninguém tirasse de mim, foi por aí mesmo...acredite!
  Sabia que no dia das crianças havia grande movimentação, mas não imaginava o quanto!
 Não me recordo em ganhar presentes quando criança no dia 12 de Outubro (até por que acho que ganhava tudo logo no meu aniversário, dia 07 de outubro) . Apenas uma vez, que ganhei o bambolê da Carla Perez kkkk, e que logo deixei de canto. 
  Por que o que mais gostava era brincar com minhas amigas na rua, seja de queimado, "pimbarra", sete pedras ou  simplesmente cantarolar e dançar.
  Mas voltando ao comércio...a fila estava tão grande que quase ia de uma canto a outro da loja. Nas mãos das pessoas havia brinquedo, TODAS estavam comprando brinquedos e mais brinquedos. Uma moça atrás de mim disse: - "Aqui tá parecendo a fila do transplante, ainda mais tem essas velhas e essas buchudas pra atrapalhar tudo". Sem comentários. Respondi: acho que vamos ter que esperar um pouquinho.
  Ao lado, sempre estrategicamente posicionado, estavam balas e bombons, muitas, não me controlei e coloquei também nas minhas compras. Até que chegou a minha vez e comentei com a moça atrás de mim: olha só, até que não demorou tanto assim...
  Deixar para última hora dá nisso. Tem que ter paciência mesmo.
  Muitas pessoas criticam o fato das pessoas esquecerem o real sentido da data, que nesse caso, para os católicos é o dia de Nossa Senhora Aparecida, que..bom não faço ideia o motivo do dia das crianças ser no mesmo dia em que a santa apareceu aos pescadores, acho que deve ser coincidência. Perdoem minha ignorância. O google me disse ser a data de um congresso sediado no RJ sobre crianças, que logo as indústrias de brinquedo se aproveitaram. E se aproveitam mesmo, de tudo.
  A data passa a ser puramente comercial. Mas não nego, diante dessa alienação midiática e "industrialística" eu bem gosto de comemorações.
  Adoro reuniões familiares, pessoas juntas em confraternização. No Natal adoro presentear as pessoas, acho mágico, embora meus sentimentos oscilem entre nostalgia e alegria. Sei o que comemora, sei da alienação industrial e ainda assim faço questão de comemorar, presentear e reunir.
  Quando era criança, todo domingo era dia da casa da vovó, e toda data comemorativa também, até que ela nos deixou com saudade e se foi.
  Acho importante comemorações, sempre deixam maravilhosas lembranças dos sorrisos e das brincadeiras. Mas fiquemos alertas com a esperteza industrial..kkkk

Um Feliz Dias das crianças a todos(as), inclusive pra mim que nunca deixei de ser uma! =]
     


2 comentários:

  1. É verdade, Mi. O nosso dilema era rua kkkkkkkk que saudade daquelas brincadeiras e também das "gatinhas do século" rsrsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk gatinhas do século, minha nossa! nunca me esqueço bolinho! a gente aprontava viu! kkkkkkk
      saudadona!
      =***********

      Excluir