quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Esperar

 A palavra esperar provavelmente deve ter sido contextualizada em sua mente junto a palavra impaciência. Muitas vezes, é difícil desassociá-la, especialmente para pessoas ansiosas.
  Você deve ter pensado em uma consulta médica. Fila no supermercado. A decisão de um emprego. O resultado de um exame. Pedido de namoro. Resposta. A chegada de alguém. Uma gestação. Uma viagem. A comida no restaurante. Aquela festa que nunca chega. O amor que nunca aparece.
   E nem vai aparecer. Lamento decepcioná-lo(a) caro(a) leitor(a), a não ser que esteja procurando. Muitas vezes temos o péssimo hábito de somente esperar, sem buscar, sem sair da comodidade, da zona de conforto e finalmente aguardar algo concreto. Sendo assim, me atrevo a diferenciar esperar de aguardar.
  A espera é ilusória, irritante e angustiante. Você espera que as coisas aconteçam e aí...nada acontece. Mas por que será?. Por que somos a regra e não a exceção. Na regra, todas as pessoas vão em busca, batalham e conseguem, porque fizeram por onde, estavam apenas aguardando algo se concretizar.
  Na exceção as coisas caem do céu.
 Não, você não irá ganhar aquela promoção sem antes se cadastrar, certo? . Também não irá passar no concurso se não estudar, ok? . Emagrecer? exige força de vontade e determinação. Posso pensar em mil  outros exemplos.
  O fato é que há uma diferença gigantesca entre esperar e aguardar. Tudo é processual, convenhamos. Mas se você já vem buscando é certo que irá conseguir (estamos falando de coisas possíveis, ok?). No entanto, se deixa o desânimo tomar conta irá esperar eternamente.

Milena Macena do Espírito Santo

4 comentários: