quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Me formei, e agora?

   Te iludiram na época do vestibular?. Se você achava que a aprovação era seu único obstáculo para o futuro profissional, lamento decepcioná-lo, é só uma etapa muito importante para o que quer que venha pela frente.
   Você poderá acertar em cheio na escolha do curso, ou ficar confuso(a), ou ainda chutar o balde e não querer mais nada na sua área. Mas, o que me refiro é algo que acontece do lado de fora da instituição de ensino, assim que você se forma, o desemprego.
   O desemprego é como se fosse crises sucessivas de enxaqueca, ou pior, talvez seja justamente a causa da sua enxaqueca. É como se fosse um dia de chuva com trovoada, ou um prego no seu sapato.
   É o momento de questionamento sobre a sociedade, sobre as possibilidades e principalmente sobre você mesmo. O que você queria demais, agora é tanto faz. O que você não queria, hoje é talvez. Confuso, não?.
   O mercado de trabalho está congestionado e haja criatividade para se manter. Hoje em dia é assim, não basta ser bom profissional, é preciso ser criativo. E assim novas áreas vão surgindo e até grandes empresários. Você passa a colocar currículos em diversos lugares, as vezes dizem que você é boa demais para o cargo e não te contratam. Mas que desculpa é essa? parece até conversa de ex namorado, por favor, desculpas esfarrapadas não.
   Ou ainda dizem que você é inexperiente e não te dão oportunidade. Como vai ganhar experiência sem possibilidades?. Então, é a hora de pensar em concurso público, os pais adoram essas palavras, dizem que você alcança a estabilidade e tem um emprego fixo para a vida toda, os pais sempre querem o melhor para seus filhos. E que comecem os estudos...
   Na primeira aula do cursinho preparatório você observa centenas de pessoas na mesma situação que você, afinal, tá difícil para todo mundo, é o desemprego estrutural minha gente!
   Seu professor muito preocupado com você te passa uma importante informação: - Em média levam cinco anos de estudos até a pessoa passar em um concurso público. (Isso é relativo). Todos se entreolham, é praticamente uma nova graduação.
   Passam por sua cabeça milhares de alternativas: vou montar meu próprio negócio (ah, mas precisa de capital, não dá, não agora); então vou trabalhar com vendas, com alimentação, com artesanato. Encontrei a solução: vou virar hippie e ser contra o sistema!.
   Olha, não quero te desanimar não, mas até hippie é angustiado e explorado. Você vive no capitalismo, não tem como fugir dele, não irá mudar o mundo sozinho, faça a sua parte e já está muito bom.
   Até que em meio a todo esse desgaste mental, finalmente você consegue elaborar o plano perfeito, ele é fantástico, claro!. Vou fazer o que quero por lazer juntamente com o que não quero até eu passar em um concurso, me estabilizar e realizar meus objetivos. 
   De repente vem uma luz, ela sempre vem! é só ter paciência e persistência, logo, logo irá encontrar seu caminho. Não se desespere, tá bem?
   As vezes algumas coisas levam tempo, são processuais, a longo prazo. Outras, quando você menos espera consegue!
    Boa Sorte!
Milena Macena do Espírito Santo



6 comentários:

  1. Ai Milena, taaaao eu. Kkkkkkkkk Também já pensei em virar hippie. E no meu último emprego foi a desculpa "Você e tão nova, vá procurar coisa melhor, essa vaga é pra ensino médio" Kkkkkkkk Que ódio. Se é de ensino médio cadê as de ensino superior recém formada e sem experiência? Em canto nenhum. :/

    ResponderExcluir
  2. só digo uma: não tá fácil pra ninguém! kkkk bom é trabalhar com o q gosta e se dar bem! já pensou ganhar dinheiro escrevendo? uhuuuu

    ResponderExcluir
  3. E assim mesmo, vc conseguiu escrever te q eu penso de uma forma me massa, valeu minha brother kkk

    ResponderExcluir
  4. Esse texto era tudo o que eu precisava nesse momento!
    Thanks... ;*

    ResponderExcluir
  5. obrigada! fico feliz em saber!
    é Thaís da UFS?
    =*

    ResponderExcluir