domingo, 27 de outubro de 2013

Dexter: um herói às avessas / A Educação como influência da personalidade

  Sei que é precipitado mas, vocês me conhecem, quando tenho uma opinião não importa se possuo embasamento teórico ou não, opino do mesmo jeito.
 Quero conversar com vocês sobre Dexter, um seriado norte americano que vem me fascinando completamente.
  Assisti apenas dois Dvd`s da primeira temporada, que provavelmente deve ter sido seis capítulos. O suficiente para me intrigar e me fazer pensar sobre o papel da educação. Isso mesmo, educação.
   Se ainda não assistiu pare a leitura por aqui, posso estragar a neutralidade da sua percepção sobre a série. Mas, caso seja ansiosa(o) assim como eu, vamos em frente.
  Dexter é um psicopata, pelo menos é o que fizeram com que acreditasse. O que entendo sobre psicopatia? nada, apenas o que você e todas as pessoas leigas sabem. Os psicopatas são pessoas desprovidas de sentimentos, indiferentes, vazios, não sentem amor, muito menos culpa.
   Dexter foi adotado por um grande policial, era criança e foi encontrado numa cena de crime.
   Quando uma criança vive em um ambiente hostil, ou já presenciou várias cenas de violência, não é de se estranhar que cresça achando a violência natural. Já que essa foi a vida que lhe foi ensinada.
   Nascemos com o nosso temperamento, único. No entanto, somos moldados através da educação e do meio em que vivemos. Mas para um psicopata nada disso adianta (meu achismo, represento o senso comum neste momento, visto que não estudei nada sobre o assunto, apenas apreendi a partir de reportagens e novelas, isso mesmo, novelas).
   Voltando a Dexter, quando foi adotado, seu pai percebeu que Dex tinha um certo fascínio por sangue, matou cachorros e os enterrou. Ora, crianças não têm juízo, a educação dos pais irá ensinar o que é certo e errado. Tenho um primo que explodia lagartixas quando pequeno, cortava os fios da televisão e empurrava todo mundo na piscina, especialmente os que não sabiam nadar[...]. Abominável? ensine o certo. Ele não é nenhum psicopata hoje, muito pelo contrário.
   O fato é que o pai de Dexter não achou nada natural esse comportamento, e não é, jamais devemos banalizar. Mas o criou como um psicopata, tentando transformar seu instinto por sangue para algo benéfico. E assim o condicionou a querer justiça, e a fazer justiça com as próprias mãos. Matando as pessoas "ruins", se tornando um serial killer.
   Mas por quê Dexter tem tanta paciência para fingir e querer ser sempre bom e fazer as coisas certas? Por que trata sua irmã, Debra Mogan, tão bem, e ainda a ajuda no trabalho? E Rita, sua namorada que tem dois lindos filhos? ninguém o obriga a brincar com as crianças, mas ainda assim brinca. Quando foi quase descoberto em um de seus crimes, se preocupou muito com Rita (que já sofreu demais com um ex marido traficante de drogas que a espancava) e com seus filhos.
   Se Dex fosse indiferente e "oco" como pensa ser, provavelmente não teria paciência para mostrar tanto afeto e muito menos se preocupar com as crianças. Ele é extremamente perceptivo. Quando comete um assassinato, procura ter absoluta certeza que a pessoa é "má"(nas condições que foram ensinadas a ele, criminosos, assassinos. - ninguém tem o direito de fazer "justiça" com as próprias mãos! só estou desenvolvendo o texto a partir das circunstâncias que ele foi condicionado desde criança, por favor hein! ), e que não cometerá nenhuma "injustiça". Ele passa angústia por se sentir diferente das outras pessoas, isso é sentimento.
  Dex é "estranho" e se sente estranho, isso sem dúvida. Mas, como sou precipitada não esperei os próximos capítulos para compartilhar meu pensamento com você, me adiantei. Aguardo ansiosamente os próximos episódios dessa estória fascinante. Está claro que sua educação teve uma forte influência de seu pai adotivo. Fazendo-o acreditar ser uma pessoa vazia de sentimentos, e ainda assim o amou e tratou de criar da melhor maneira que encontrou. Mas será que ele sabe que tem sentimentos? o pai provavelmente não sabia, veremos nos próximos capítulos.

7 comentários:

  1. Oi, Mi! Já vi as três primeiras temporadas de Dexter e também me encantei, apesar de parecer um tanto estranho se encantar com um cara que mata pessoas, esquartejando-as. Mas acredito que é justamente esse jogo de ausência ou presença de sentimentos no protagonista que tanto atrae. Parei de ver, mas pretendo continuar assim que der! :*

    ResponderExcluir
  2. Ele é simplismente MARAVILHOSO, se existe " o cara" é Dexter Morgan. Ao contrário dos psicopatas Dexter não quer ferir quem o ama. Recomendo assistir todas sem piscar, cada episódio é maravilhoso e o final?!? Ahhhhhhhhhh..... esse eu nem comento! =x

    ResponderExcluir
  3. Gente, é isso!
    ele é estranhamente fantástico!
    estou super ansiosa p/os próximos capítulos!
    faço minhas observações e ligo pra lalá, que já assistiu, mas ela ñ quer me contar se vai acontecer ou não kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkk enquanto tds ficam chateados qd alguém conta o final, mile já quer saber de tudo!!

    ResponderExcluir
  5. Tds q convivem com ele e o próprio Dexter sabe q n tem emoção nenhuma, a nao ser uma explosão de raiva de vez em qd. Lembro de um episódio em q ele vai num velório e tenta imitar as expressões de tristeza dos outros, pra n causar a impressao de ser alguém frio e indiferente. Mas ele é muito racional e aprendeu com o pai a direcionar essa necessidade para matar pessoas assassinas. Não sei se dá p ensinar ou não a ter emoções. No psicopata faz parte da estrutura cerebral mesmo. O pai percebeu q ele tinha um comportamento estranho e juntando com a situaçao da infância concluiu q precisaria educá-lo para o bem.

    ResponderExcluir
  6. mas digo logo q muitas coisas irão acontecer e n dá p concluir muito ainda sobre esse personagem intrigante e especial!

    ResponderExcluir
  7. Dexter é o cara!
    Gostei do que escreveu Mili, massa!

    ResponderExcluir