terça-feira, 15 de outubro de 2013

Rótulos são para Enlatados!

   Não somos um produto para sermos rotulados, e nem possuímos código de barra. Embora muitas vezes pareça possuir. Como é o caso dos jogadores de futebol, não consigo pensar neles de outra maneira que não seja como uma mercadoria.
   Os produtos recebem rótulos, código de barra e são vendidos.
    - Neymar foi vendido para o Barcelona. (assisti no noticiário esportivo)
   Nunca entendi esses termos que a mídia utiliza com seus craques. Como ficaria a frase se fizéssemos algumas modificações. Vamos lá:
    - Neymar recebeu uma proposta milionária, ele juntamente com seu clube irá analisar a fim de escolher a melhor oferta de emprego.
   Estranho? será que esquecemos que jogador de futebol é uma profissão e não um status, um rótulo.
   Mas deixemos os jogadores de lado. Já perceberam que o tom que utilizamos para falar pode modificar completamente uma situação?
   Sempre utilizo rótulos, apesar de não gostar, principalmente quando se referem a mim, é claro. Reparo que as pessoas só entendem através de rótulos.
    - Você viu Zuzú? 
    - Que Zuzú? a loira?
    - Não, minha amiga revolucionária!
    - Ahhhhh! ela foi embora!
    - E Toninho?
    - Qual toninho? o Nerd? 
    - Exatamente!
   Frequentemente noto o quanto utilizo. Mas até hoje nunca fui repreendida por meus amigos, muito pelo contrário, o que até me espanta. Talvez seja porque uso o tom de brincadeira, dando uma nova roupagem ao apelido.
   Mas quando utilizam comigo não gosto (ficaadica! kkkk). Acontece que ninguém possui somente uma característica, um só lado. Não existe a Milena "boazinha" e "calminha" o tempo todo (não, não mesmo), as vezes Milena fica muito chateada e bruta, até porque ela não é diferente de ninguém.
  Fico surpresa com a surpresa das pessoas quando mudo o tom de voz em relação a uma determinada situação!
   Se me irrito com certos comentários, imagine os famosos, e a Sandy, coitada, que vive numa eterna pressão midiática sobre seu comportamento. Sempre admirei a personalidade dela, lamentei algumas vezes por ela querer forçar a barra para tentar mostrar que ela não é só a "fofinha" e "meiga", ela também é uma mulher extremamente crítica e conscientizada.
  Uma pena que as pessoas não notem esse lado dela, e gosto muito por ela ser quem ela é, quando não força a barra. Afinal quem a conhece e convive certamente tem um outro pensamento. Não precisa se preocupar com os que as pessoas vão pensar, muito menos tentar mudar o comportamento, ninguém agrada ninguém o tempo todo, e forçar a barra...por favor, Não!
  Ninguém é santo ou capeta! cada ser humano é uma complexidade de comportamentos e sentimentos, é estúpido julgar de uma só forma.
   Deixemos os rótulos para os enlatados, as pessoas têm mil nuances e vamos conhecê-las.


11 comentários:

  1. Há quem dê versões mts vzs opostas de quem somos! Graças a multiplicidade de papéis sociais q a vida e as pessoas nos permitem exercer. Muito bom! E a imagem tá show! Bjs

    ResponderExcluir
  2. http://www.octavdruta.com/post/545312613/how-do-you-see-the-world

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu texto Mile,amei!! E foi logo no dia que compartilhei pra vc uma imagem te chamando de "doce" rsrsrs. Bom, acredito sim que as pessoas criam rótulos, mas prefiro pensar que significa somente a característica mais evidenciada que conhecemos de tal pessoa, seja a doçura, a meiguice, a timidez, a "gaiatice" etc ... E não que queira dizer, que aquela pessoa é só daquele jeito, muito gente se ilude e se surpreende ao se ater a esses rótulos!!
    Parabéns pelo texto!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! na verdade acho que não me expressei corretamente kkkkk, algumas pessoas conversaram cmg sobre esse texto, se desculpando por me chamar de doce! kkkkk é claro que eu adoro ser chamada de doce!
      o fato é que eu não sou apenas doce, e as pessoas se surpreenderem com outras características minhas, como o aumento do tom da voz é q me surpreende tb kkkk
      nem 8 nem 80, temos muitas características. o fato é que as pessoas acreditam que a que prevalece é sempre e somente oq a pessoa é!
      Muito obrigada estrela iluminada kkkk
      bjo bjo bjo

      Excluir
  4. Ser tratado como mercadoria aconteceu com Neymar e vai continuar acontecendo com muitos outros jogadores, na verdade, esse comportamento já é antigo, pela razão do futebol ter deixado de ser uma paixão nacional e ter se tornado um comércio milionário e uma ferramenta escrota a favor da corrupção! Mas não vem ao caso agora. O comportamento de rotular a pessoas é instintivo do ser humano, fazemos isso o tempo todo, e na maioria dos casos nem percebemos por ter se tornado um comportamento vicioso. Mas vejo muitos rótulos como desprendidos de maldades, sem a intenção de diminuir o valor das coisas e pessoas mas apenas um vício, como já foi dito. O problema é quando a pessoa se alto rotula e ela mesma acredita ser um produto e não aceita a diversidade agindo com intolerância, ex: Um amante de um determinado estilo musical que se alto rotula e acredita não poder ouvir e não aceitar outro estilo musical que não esteja à altura ou até do mesmo nível, um religioso que não aceita outras religiões, não compreende que existem pontos de vista diferentes, uma determinada região que acredita ser mais produtiva que outra, se alto rotula como mais importante. Maus exemplos não faltam! O importante é cada qual acreditar no seu próprio valor e da mesma forma valorizar também aquilo que não lhe pertence. A diversidade torna o ser humano ainda mais belo! Se fôssemos todos iguais, se tivéssemos pontos de vista iguais, se agíssemos iguais, se gostássemos das mesmas coisas, não aprenderíamos com as diferenças, que de uma forma natural, existe entre nós.

    ResponderExcluir